domingo, 15 de junho de 2008

Perceba você também que nos filmes o importante é o entreterimento do público e não a realidade...






Introdução:






Não me entenda mal. Adoro filmes e vou a o cinema com freqüência. Mesmo não tendo com quem ir!É claro que filmes trazem fantasias e não podemos ficar reclamando "isso não existe" quando assistimos ao mestre Yoda se levitar em "Guerras nas Estrelas". Mas filmes tem de ser verossímil dentro do universo deles (jogar direito nas regras do tema).









Lista de de filmes:






O homen sem sombra:




Um dos exemplos que mais acho interessante é o "Homem Sem Sombral" (Ano 2000 com Kevin Bacon).Não é um tema novo. De fato quem já não fantasiou ser invisível e sair poraí aprontando sem ninguém saber quem fez? Mas como nós podemos nos tornar invisíveis? Pra começar, precisamos saber como nós podemos ver. Simplesmente podemos ver porque existe luz. A luz, solar ou de alguma fonte como lâmpada, é refletida pelos objetos ao nosso redor e entra dentro do nosso globo ocular. Ela é captada na retina e daí convertida em sinais para o nosso cérebro interpretar oque nós estamos vendo. Nós enxergamos maçãs vermelhas porque a maçã reflete só a luz vermelha e absorve as cores restantes.Ou seja para nos tornarmos invisíveis a única coisa que temos que fazer é absorver toda a luz e refletir nada certo? Errado. Nós humanos podemos perceber tambem a "ausência da luz"! Se você puder absorver toda luz você se tornará uma sombra preta e todos vão te achar se sair nú num dia ensolarado.Para nos tornarmos invisíveis temos que deixar passar toda luz sem refletir ou absorvê-la pelo nosso corpo. Isso implica uma coisa, a luz não pode parar no nosso corpo, nem nos nossos próprios olhos! Em outras palavras, o homem invisível teria que ser cego pois a luz não pode ser absorvida na retina. Talvez não podemos sair aprontando com quem quiser mesmo sendo invisível afinal de contas.






O núcleo:



Um filme que fala da história de um grupo de cientistas que viajam dentro de uma nave para o centro da Terra para reativar o movimento normal do núcleo do nosso planeta para trazer de volta o campo magnético e assim evitar que mais um desastre ocorra no último instante.Tirando as idéias interessantes porem pouco científicas de "Laser Sônico" que a nave usa para escavar, o uso de ogivas nucleares para "dar um empurrão" no movimento do núcleo etc...É interessante notar quando um filme de ficção científica começa a sentir falta de fatos concretos para se basear.Esta suposta nave deve aguentar o calor e as pressões inimagináveis do centro da Terra, e obviamente precisa-se de um material igualmente inimaginável para construí-la. Entra aí o UNOBITAINIUM.Não existe, este "metal faz-de conta" nasceu simplesmente da palavra em Inglês, 'unobtainable' (não é possível obter).Mas é interessante lembrar que esta palavra já foi usada na vida real pelos engenheiros da Lockheed Martin de aviões. Durante a década de 60, esses engenheiros estavam desenvolvendo um avião que voaria 3vezes a velocidade do som, o Blackbird SR-71. Tal avião nescessitava que fosse construído por um outro tipo de material sem ser o alumínio, pois as temperaturas elevadas devido a o atrito com o ar derreteria a aeronave.Decidiu-se usar algo que até então nunca foi usado na indústria aeronáutica, o titânio. Um metal mais leve que o aço porém com mais resistência a o calor, é hoje o ouro da aviação. Os empregados da Lockheed no entanto, não tinham muita confiança na época e passaram a chamar tal metal de UNOBITANIUM.









Apolo 13- Do Desastrea eo Triunfo:






Poucos filmes envolvendo viagens espaciais conseguem captar com precisão, as leis físicas presentes em qualquer ação.O filme Apollo 13 foi um deles, filmado em 1995, ainda é um dos filmes mais cientificamente corretos. Claro que trata se de uma história real -do vôo de 3 astronautas a Lua que quase se torna uma tragéida para NASA - e por isso foi em frente a criar uma minisérie pelo canal de TV, HBO chamado "Da Terra Para Lua" retratando cada missão Apollo durante a década de 70. Tanta autenticidade, exigiu dos atores, esforço jamais imaginado pelos espectadores.Uma delas foi simular a "falta de gravidade" dentro da nave. Para entender porque astronautas "flutuam", leia outro tópico deste fórum:Porque os Astronautas Flutuam?De fato NÃO foi simulado! Ao invés de fios de sustentação prendidos ao corpo, Tom Hanks, Kevin Bacon, e Bill Paxton (atores principais do filme) tiveram que atuar dentro de um avião que executa manobras radicais para criar o efeito de "microgravidade".Como expliquei no tópico "Porque os Astronautas Flutuam?", usei o exemplo de um elevador caindo com um corpo dentro. O corpo começa a "flutuar" por causa da inércia. Imagine então usar um avião no lugar do elevador. A NASA usa um desses aviões para treinar seus homens numa série vôos com trajetórias parabólicas. Ao chegar no topo da parábola, o piloto desliga os motores e deixa o avião cair literalmente criando assim, a senssação de falta de gravidade aos seus passageiros. Como cada 'queda livre' dura somente alguns minutos, para fazer a filmagem do Apollo 13 os atores passaram semanas abordo deste avião.



Nenhum comentário: